Mitos e verdades sobre sistema fotovoltaico

Mitos e verdades sobre sistema fotovoltaico

O que é verdade e o que é mito sobre a energia fotovoltaica on-grid?

A geração de energia fotovoltaica já é uma realidade nas residências, comércios, indústria. Com isso, é comum surgirem dúvidas e questionamentos acerca do seu funcionamento e utilização.

Nesse artigo, vamos te apresentar alguns Mitos e Verdades sobre geração de energia solar fotovoltaica. Continue a leitura e fique por dentro.

“O sistema fotovoltaico para geração de energia é extremamente caro!”

Mito. Ainda que o investimento inicial possa ser um pouco elevado, a economia gerada com a sua instalação será significativa e há fontes de financiamento que podem ter parcelas de energia iguais e até menores que a fatura de energia que você pagava. Em média, o retorno do investimento é de 5 anos.

Image link
“O sistema fotovoltaico reduz as despesas com energia.”

Verdade. Com o uso de energia fotovoltaica, todo o consumo de energia pode ser abatido com a geração do seu sistema fotovoltaico. Entretanto, mesmo podendo alcançar uma economia (R$) de até 95% na conta de de energia, não é possível “Zerar” a fatura, pois ainda vai existir os encargos como ICMS, PIS/COFINS, Fio B e iluminação pública, mas a economia é garantida.

Image link
“Os módulos de um sistema fotovoltaico são frágeis e quebram com facilidade”

Mito. Os painéis são projetados para ficarem expostos ao tempo, sobre condições climáticas diversas e podem suportar temperaturas entre -40 °C até 85 °C. Seguindo as orientações gerais de manutenção e observando todos os cuidados necessários, os módulos têm garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 30 anos de garantia de performance.

Image link
“O clima do local influencia na geração do meu sistema fotovoltaico”

Verdade. O mesmo módulo apresenta gerações de energia diferentes quando instalado em locais com irradiação solar diferente. Essas variáveis devem ser levadas em consideração para construção do dimensionamento do seu sistema, e não só elas a orientação e inclinação do modulo sobre o telhado também.

“Os módulos geram energia durante a noite.”

Mito. Os módulos geram energia apenas quando temos radiação solar sobre eles e uma rede elétrica.

“Em dias nublados e com pouca radiação o sistema fotovoltaico gera energia.”

Verdade. A geração é menor em comparação com um dia ensolarado, porém o sistema continua gerando energia e economizando.

Image link
“Quando acaba a energia na minha casa, o sistema continua gerando.”

Mito. O Sistema obrigatoriamente só gera energia quando tem energia na rede da concessionária, é uma medida de segurança a vida dos trabalhadores que fazem manutenção na rede elétrica.

“Posso andar por cima dos módulos.”

Mito. Mesmo os módulos sendo robustos e capazes de suportar condições climáticas severas, não é permitido andar sobre os módulos, andar sobre os módulos causa micro fraturas nas células fotovoltaicas o que reduz a eficiência dos módulos e risco de incêndio.

“O micro inversor é melhor que o inversor central.”

Mito. Tanto o inversor central como o micro inversor tem a mesma capacidade de converter a energia que vem dos módulos solares. O micro inversor é mais indicado para os casos onde temos telhados muito recortados (várias orientações). Os inversores centrais geralmente tem a capacidade de trabalhar com até 2 orientações enquanto nos micro inversores todos os módulos são ligados de forma independente. Em uma situação de várias orientações, o micro inversor pode entregar melhor resultado nessa situação específica.

“Posso instalar em casa alugada.”

Verdade. Sim, pode ser instalado sem nenhum problema, quando o contrato de locação for finalizado o cliente pode retirar o sistema e levar para outro local.

“Não é possível “zerar” a conta de luz com energia solar.”

Verdade. Apesar existir um desconto em cada kW gerado, que poderia chegar numa geração suficiente para cobrir todo gasto de determinada propriedade, há outro detalhe: existe um custo de disponibilidade da rede elétrica, que é conhecido popularmente como “taxa mínima de luz”. Isso cobre custos de manutenção e reparos com toda malha energética como também com a iluminação pública. Dessa forma, mesmo que o sistema solar consiga suprir todo o consumo de sua casa ou empresa, a conta de luz nunca será “zerada”, embora a redução do valor possa chegar em torno de 95% ou até “zerar” a conta no que se trata devidamente de consumo de energia, sem contar com taxas e outros serviços que estão inclusos.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a energia solar fotovoltaica, é hora de investir em seu sistema! Para isso, conte com a Solis. Nosso sistema fotovoltaico é o mais completo do mercado e vai te entregar muita economia e máxima tranquilidade.

Quer a maior durabilidade, a maior eficiência e a maior garantia do Brasil? Vem pra Solis!

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.