Com a crescente evolução do uso de soluções sustentáveis, o aquecimento solar está cada vez mais presente em residências e empreendimentos. Com isso, é comum surgirem diversos questionamentos acerca do seu funcionamento e utilização.
O uso de um sistema de aquecimento solar para piscina, apesar de não ser mais uma novidade de mercado, ainda é pouco explorado pela população.
Contudo, o emprego dessa tecnologia é muito benéfico. Ele traz diversas vantagens, como conforto no uso da piscina, economia de custos no aquecimento da piscina, lazer e qualidade de vida.
Nesse artigo, vamos te apresentar alguns mitos e verdades sobre o aquecimento de piscina. Continue a leitura e fique por dentro.
Mito. É hoje uma das alternativas de menor investimento inicial e a economia gerada com a sua implementação é muito significativa. Em média, o retorno do investimento é de 6 a 24 meses.
Verdade! Com o uso de energia térmica solar, a demanda por outras fontes de calor para aquecimento é reduzida de forma significativa. A única energia elétrica utilizada em um sistema de aquecimento solar é para alimentar a bomba hidráulica e o controlador digital, e o consumo é em torno de 2% do total, se comparado a outros meios de aquecimento.
Além disso, outro benefício da energia solar é o fato de permitir maior autonomia em relação às variações tarifárias da concessionária. Vale lembrar que o preço da eletricidade normalmente varia ao longo do ano, com elevação nos períodos de seca e diminuição nas épocas de chuva, devido ao uso das bandeiras tarifárias.
Mito. Os coletores foram justamente projetados para ficarem expostos ao ar livre, sobre condições climáticas adversas, em alguns casos. Seguindo as orientações gerais de manutenção e observando todos os cuidados necessários, é possível contar com o mesmo sistema de energia solar por períodos de mais de 20 anos. Vale lembrar que a Solis produz aquecedores completamente atóxicos, com aditivos específicos para durabilidade e saúde dos usuários!
Verdade. Vale ressaltar que acima de 32°C o uso da piscina aquecida é recomendado apenas para fins medicinais, como tratamentos de fisioterapia ou similares.
Verdade. O controle de temperatura da água em um sistema de aquecimento solar permite ajustar a temperatura de uso. Assim, em dias mais quentes, é só fazer o ajuste de temperatura novamente. O controlador digital será o responsável pela automação do sistema e por deixar a piscina na temperatura que você deseja.
O tempo ideal para que a piscina seja aquecida, na realidade, depende de uma série de outros fatores, como a temperatura ambiente, tipo da piscina e perfil de uso, por exemplo.
Em média, após instalado o sistema, são necessários 3 dias de sol para que a piscina atinja a temperatura desejada. Uma vez aquecida, o sistema deverá apenas repor as perdas de temperatura e portanto, entrar em regime de funcionamento mantendo a piscina aquecida na temperatura dimensionada entre 8 a 10 meses do ano. Por fim, a capa térmica é fundamental na manutenção da temperatura da piscina.
Contar com aquecedores de qualidade é fundamental para que o sistema funcione de forma eficiente. Para isso, conte com a Solis!
A Solis Solar oferece a você os coletores solares para piscina mais duráveis e eficientes do mercado, garantindo tranquilidade e piscina quentinha o ano todo!
Quer a maior durabilidade, a maior eficiência e a maior garantia do Brasil? Vem pra Solis!
O que é verdade e o que é mito sobre aquecimento solar para piscina? A Solis Solar esclarece as dúvidas mais comuns acerca do tema. Saiba tudo assistindo ao vídeo!
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.