O Brasil é um país tropical e recebe grande incidência de luz solar na maioria dos estados. Esse fato pode, e deve, ser usado em benefício de todos e você pode fazer isso através dos painéis solares.
Eles recebem e convertem a luz solar em energia térmica e elétrica, através dos coletores solares e dos módulos fotovoltaicos, respectivamente.
O coletor solar aquece a água que passa por ele através da energia do sol, enquanto o módulo fotovoltaico utiliza a luz solar para a produção de energia elétrica.
Ambos são muito úteis e vantajosos, mas possuem algumas diferenças básicas entre si! Continue a leitura para conhecer as principais diferenças entre esses dois equipamentos e escolher a melhor opção para você!
A principal função do coletor solar, como citado anteriormente, é aquecer a água através da radiação solar. A tecnologia usada nesse sistema é bem simples: a luz do sol incide sobre os coletores solares que aquecem a água. Uma vez aquecida, a água fica armazenada em um reservatório térmico para ser utilizada em chuveiros, torneiras e todos os pontos de consumo desejados, a qualquer hora e simultaneamente se necessário for.
O aquecedor solar deve ser posicionado onde a incidência de luz do sol seja a melhor possível, preferencialmente, ao Norte geográfico, de modo a ter máxima eficiência.
O grande benefício do aquecedor solar é o conforto que ele proporciona, porque possibilita o uso de água quente com muita vazão e pressão em vários pontos da casa, como torneiras da cozinha, lavanderia, banheiro etc., além de proporcionar um banho na temperatura desejada, reduzindo os gastos com energia elétrica.
O preço de um sistema de aquecimento solar varia de acordo com a necessidade de cada cliente e a quantidade de pontos de consumo de água quente que ele deseja em sua residência ou no local em que vai instalar o sistema, levando em conta o tamanho do reservatório (litros) e o tipo de tecnologia empregada no procedimento para aquecer a água.
Um aquecedor possui ótimo custo-benefício, visto que podem trazer cerca de 40% de economia na conta de energia elétrica e muito conforto!
Falando agora sobre os módulos fotovoltaicos, a energia proveniente do sol é transformada em eletricidade. O módulo fotovoltaico é feito de duas camadas: uma de silício com boro e outra de silício com fósforo. A interação entre elas faz com que a corrente elétrica seja gerada e garanta o isolamento elétrico.
A camada de silício, mais fina, é carregada negativamente, e quando atingida pela luz solar transfere os seus elétrons para a camada mais grossa, que é carregada positivamente.
A energia elétrica produzida pode ser usada para o funcionamento de diversos aparelhos eletrônicos, como televisão, lâmpadas, ar-condicionado, geladeira, computador, entre outros.
A produção de energia elétrica está associada a quantidade de módulos fotovoltaicos instalados, ou seja, quanto mais módulos, mais energia será gerada. Os módulos normalmente são instalados sobre os telhados das residências ou comércios e, por este motivo, é preciso ter uma boa área de telhado recebendo a luz solar.
Em casos mais específicos em que os módulos ocuparão uma área maior do que a disponível no telhado, eles podem ser instalados em solo, diferentemente dos coletores solares.
Apresentamos aqui as principais diferenças entre esses dois equipamentos. É importante conhecer quais as suas necessidades no momento de escolher, seja ele para transformar a luz solar em energia térmica ou energia elétrica.
Mas reforçamos, sempre, que estas duas tecnologias são aliadas e que o melhor projeto é aquele em que ambas trabalham juntas, levando em conta o conceito de eficiência energética! Tudo isso porque, em média, a eficiência energética de coletor solar térmico classificação A no INMETRO é de 60%, enquanto a eficiência energética de um módulo fotovoltaico também classificação A é, em média, de 20%. Portanto há uma relação de 3 para 1, ou seja, para gerar a mesma quantidade de energia térmica (água quente) com 1 coletor solar térmico, aproximadamente, são necessários 3 módulos fotovoltaicos e isso não faz sentido algum. Daí a importância do conceito de eficiência enérgica e trabalhar com as duas tecnologias com aliadas e não concorrentes.
E claro, a Solis Solar entrega soluções completas em Sistemas de Aquecimento Solar e Sistema Fotovoltaico. Quer maior durabilidade, maior eficiência e a maior garantia do Brasil? Vem pra Solis!
Não deixe de assistir ao nosso vídeo para não restarem dúvidas de que a Solis é a melhor escolha para você. A mais completa empresa em soluções de Energia Solar!
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.