Como escolher o melhor Reservatório Térmico

Como escolher o melhor Reservatório Térmico

Você sabe o que considerar na hora de escolher o seu boiler?

Dicas de como escolher o melhor reservatório para o aquecedor solar

Você sabia que existem alguns pontos importantes a serem levados em conta na hora de escolher o seu reservatório térmico? A escolha do seu boiler deve ser feita considerando fatores como: tipo de aço inox usado na fabricação do tanque interno, tipo de isolamento térmico, garantia contra defeito de fabricação, pressão de trabalho e certificação do INMETRO. Escolher uma marca de confiança e analisar todas estas variáveis é fundamental para uma correta escolha!

O reservatório térmico é um cilindro que contém um tanque interno em aço inox, revestido por um isolante térmico e uma capa de acabamento, normalmente em alumínio.

Escolher a melhor marca do reservatório térmico é importante pois ele é o responsável por armazenar e conservar a água quente para o seu consumo a qualquer hora, mesmo durante a noite ou em dias mais frios! Continue a leitura que te daremos algumas dicas de como escolher o seu equipamento.

Pressão de Trabalho x Economia x Conforto

Os reservatórios térmicos podem ser fabricados do tipo baixa pressão. Neste caso a economia é garantia e o conforto no banho é infinitamente superior ao de um chuveiro elétrico. Isto porque a vazão média no chuveiro elétrico gira em torno de 4 litros/min, enquanto a vazão na ducha de reservatórios térmico de baixa pressão pode chegar a 12 litros/min., portanto além de economia, é outro nível de conforto.

reservatorio

O reservatório térmico também pode ser fabricado como alta pressão, normalmente utilizados em sistemas pressurizados que além de economia, garante ainda muito mais conforto. Aqui é comum chegarmos a vazões médias de 25litros/min e muita pressão, portanto é um verdadeiro banho de hotel 5 estrelas.

Vale lembrar que o reservatório baixa pressão do mercado normalmente trabalha com pressão de trabalho 5mca enquanto a linha Trópicos da Solis é projetado para 10 mca. O mesmo vale para o reservatório térmico de alta pressão, onde o mercado trabalha com pressão de trabalho de 40mca e a linha Meu Sol da Solis é projetado para 60 mca. Muito mais pressão é sinal de muito mais durabilidade.

Aço Inoxidável x Tipo de Água

O tipo de aço inox especificado para fabricação do cilindro interno do reservatório térmico fará toda diferença para durabilidade do produto, dependendo das condições físico-químicas da água utilizada.

Normalmente, para uso de água tratada da rede pública, é comum o uso do aço inoxidável AISI 304 que, para este tipo de aplicação tem uma boa durabilidade na maior parte das situações.

Em caso de uso de água proveniente de poço artesiano ou litoral de modo geral, recomenda-se, no mínimo, o uso do aço inoxidável AISI 316L, cuja resistência a corrosão é superior ao aço inoxidável AISI 304. Apesar disso, é importante reforçar que a liga 316L não é imune a corrosão, apenas mais resistente.

Alguns reservatórios térmicos são fabricados com aço inoxidável AISI 444, contudo a Solis não recomenda este tipo de aço porque ele apresenta maior dificuldade de ser conformado, maior dificuldade de ser soldado e a sua resistência a corrosão é superior exclusivamente no caso da corrosão atmosférica, ou seja, a popular maresia. Com relação aos outros tipos de ataques corrosivos, pode-se afirmar que o inox 304 é superior.

Agora se a sua região tem um histórico de corrosão altamente agressivo, recomenda-se o uso do aço inox AISI 304 + Revestimento WT, uma exclusividade da Solis. Esta é a única solução do mercado que oferta garantia de 5 anos contra corrosão, independente o tipo da água e região onde o reservatório térmico será instalado.

Eficiência Térmica x Isolamento Térmico

Vale reforçar que é o isolamento térmico que garante a conservação da água quente no reservatório térmico durante dias e disponível para uso conforme o perfil de cada usuário. Portanto, quanto melhor for o tipo de isolamento térmico e maior a sua espessura, maior será a capacidade de conservação de calor do equipamento e, portanto, maior a sua eficiência térmica.

Na Solis, nos trabalhar com poliuretano expandido rígido, ou simplesmente PU, em nossos reservatórios térmicos. Este é, atualmente, o melhor material disponível no mercado para esta aplicação. Além disso, trabalhamos com as maiores espessuras de mercado. Para reservatórios térmicos residenciais, são até 30mm e para reservatórios de grande porte, até 50mm.

Estes diferenciais, na garantia a certificação do INMETRO em todos os reservatórios térmicos e a condição de ser a única empresa do mercado a ter 100% dos seus reservatórios térmicos residenciais, linhas Trópicos e Meu Sol, com Selo Procel de Eficiência Energética.

Garantia x Coerência

Importante que seja verificado se a garantia contra defeito de fabricação do reservatório térmico tem coerência com seus diferenciais de durabilidade e eficiência térmica. Na Solis, nós nos preocupamos muito com isso.

Se oferecemos ao mercado os reservatórios térmicos com as maiores pressões de trabalho e as maiores eficiências térmicas, é coerente e esperado que também ofereçamos as maiores garantias contra defeito de fabricação.

Para os reservatórios de baixa pressão, a garantia é até 10 anos, exceto Norte e Nordeste que são 5 anos. Para os reservatórios térmicos de alta pressão, a garantia é de 5 anos, ou seja, as maiores do mercado!

Portanto, conte com a Solis! A única empresa a oferecer os 3M’s: Maior durabilidade, Maior eficiência e Maior garantia do mercado! Vem pra Solis.

Maior Garantia
Maior Garantia
Garantia de até 10 anos. A maior garantia do Brasil.
Maior Eficiência
Maior Eficiência
Selo Procel de Eficiência Energética.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.