Como funciona a compensação de energia elétrica?

Como funciona a compensação de energia elétrica?

É certo que, há uma tendência mundial adotada pela a maioria dos países de buscarem alternativas energéticas que preservem o meio ambiente.

Nessa perspectiva, a energia solar fotovoltaica se apresenta como uma fonte renovável, sustentável e limpa, na medida que, se utiliza dos raios solares e não ocasiona grandes danos aos ecossistemas.

A sua utilização global cresceu cerca de 22% no ano passado, conforme dados do relatório internacional Renewables Global Status Report.

O que aponta para uma perspectiva de mudanças de paradigmas, na medida que, até um certo tempo atrás não havia tanto espaço para a discussão da adoção da energia solar em nossa matriz energética.

Aqui no Brasil, há um potencial alto para o aproveitamento da energia solar fotovoltaica, visto que, é um país tropical onde há disponibilidade de raios solares em todas as estações do ano.

Além do baixo impacto ambiental, o uso da energia solar fotovoltaica propicia aos seus usuários uma redução significativa na conta de luz, fato que é ocasionado, principalmente, pela possibilidade compensação de energia. Conheça mais a seguir e como funciona!

 

Compensação de energia elétrica – Sistema Fotovoltaico de Energia Elétrica

 

compensação de energia elétrica com sistema fotovoltaico-min

Muitos indivíduos já ouviram falar sobre o termo compensação de energia elétrica, entretanto, ainda é um aspecto que desperta muitas dúvidas em algumas pessoas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), propôs em 2012 através da resolução 482/2012, que haja um incentivo ao uso da energia solar fotovoltaica, para que todo consumidor cativo possa gerar a sua própria energia elétrica e se torne um PROSUMIDOR.

O sistema funciona a partir de uma rede de créditos, que permite que o consumidor que adotou o sistema fotovoltaica em sua residência ou empreendimento, faça trocas com a rede elétrica da localidade.

Sendo assim, os chamados créditos de energia solar fotovoltaica são resultados das sobras energéticas entre o que foi produzido e o que foi consumido.

Em específico ao sistema de energia solar fotovoltaico, a eletricidade que não for utilizada retornará a concessionária, e será acrescido o crédito para o consumidor, havendo um período de utilização de até 60 meses a partir da geração,  essa manobra resultará em descontos automáticos na conta de energia final para quem adere.

 

sistema fotovoltaico compensação de energia solar-min

A energia solar fotovoltaica é a principal maneira de se servir dos raios solares para fins elétricos, com o sistema de compensação de energia é possível aproveitar em créditos o excedente energético que for gerado durante o dia pelos módulos fotovoltaicos, visto que, de noite os clientes continuarão a utilizar a eletricidade da rede, pois não é possível a geração solar.

Para a regulação da Agência Nacional Energia Elétrica (Aneel), esses créditos solares só serão ofertados aos consumidores considerados cativos, que diz respeito aqueles que mantém vínculos com as concessionárias de energia elétrica  de suas respectivas localidades.

O consumidor cativo dispõe de três maneiras pelos quais eles poderão utilizar os serviços de créditos solares, sendo o autoconsumo remoto, que permite que os créditos sejam utilizados pelo sujeito onde ele preferir, ou seja, onde o imóvel está localizado.

Outra forma é a geração compartilhada, que diz respeito ao compartilhamento de créditos com cooperativas e consórcios que são organizadas por tais consumidores, estes precisam ser da mesma localização geográfica atendida pela concessionária.

Por fim, empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras que são os condomínios onde a energia gerada no padrão geral é dividido nos dos condôminos.

Essas formas, carregam consigo a oportunidade de gerar uma economia, que é muito bem vinda para os utilizadores dos sistemas fotovoltaicos.

Equipe Solis Aquecedores