É comum que, ao se falar em energia solar, surjam dúvidas acerca de qual solução é a mais vantajosa. Sistema de Aquecimento Solar ou sistema Fotovoltaico? É importante deixar claro que estas duas tecnologias são aliadas e que o melhor projeto é aquele em que ambas trabalham juntas, trazendo o conceito de eficiência energética.
Neste contexto, para gerar água quente, o aquecedor solar é sempre a melhor opção porque tem eficiência energética de 3 a 4 vezes maior e, portanto, libera mais espaço no telhado.
Para gerar energia elétrica, o sistema fotovoltaico é a melhor opção porque a fonte de energia é o Sol e, portanto, gratuita!
Para melhor entendimento, seguem 2 exemplos práticos que avaliam o impacto das 2 tecnologias em diferentes perfis de consumo de água quente e energia elétrica.
- Exemplo 1: Imagine uma casa que usa o chuveiro elétrico, daqueles com potência de 5,4kW e que moram 4 pessoas. Se pensarmos em 1 banho por dia, por pessoa, e de 15 minutos, estamos falando de um consumo de 162 kWh/mês. Para atender essa demanda, com módulos fotovoltaicos de 440Wp, 2m² de área, na maior parte das regiões do Brasil, serão necessários 3 módulos, no mínimo. Esta mesma demanda pode também ser atendida com um aquecedor solar composto por apenas 1 coletor, classificação A e de 2m², do tipo Acoplado, por exemplo.
Neste exemplo, aquecedor solar se mostra mais eficiente e libera espaço no telhado para o uso do fotovoltaico no consumo de pontos como a geladeira, ar condicionado, etc.
- Exemplo 2: Agora imagine que na casa, além de economia, as pessoas desejem ter também muito conforto em seu banho, um banho de hotel 5 estrelas, com muita vazão e muita pressão. Além disso, desejem também água quente no lavatório do banheiro e na cozinha!!! Nesse caso, as mesmas 4 pessoas passam a demandar um volume aproximado de 600 litros de água quente por dia e um consumo mínimo de 630kWh/mês, exclusivo para gerar água quente.
Para atender essa demanda, com os mesmos módulos fotovoltaicos e na maior parte das regiões do Brasil, serão necessários 12 módulos. Esta mesma demanda pode ser atendida com aquecedor solar composto por apenas 4 coletores, iguais do exemplo anterior, em um sistema alta pressão, por exemplo.
Neste exemplo, novamente, o aquecedor solar se mostra mais eficiente e libera muito mais espaço no telhado para uso do fotovoltaico, principalmente porque é provável que o consumo de energia elétrica dos demais pontos da casa seja semelhante aos 630 kWh/mês consumidos exclusivamente para geração de água quente.
Enfim, com esses 2 exemplos, esperamos que tenha ficado mais claro o conceito de eficiência energética e porque o SAS x FV são sempre aliados!
Quer a solução com a maior durabilidade, maior eficiência e maior garantia do Brasil? vem pra Solis!!!
O que achou da novidade? A Solis preza pelo bem-estar e busca sempre a melhor solução para seus consumidores. Continue nos acompanhando em nossas redes sociais e fique por dentro de todos os nossos conteúdos e novidades.
Assista ao nosso vídeo para não restarem dúvidas de que a Solis é a melhor escolha para você:
Solicite seu orçamento!
Equipe Solis Solar