Coletor fechado e aberto e relação com a troca indireta

Coletor fechado e aberto e relação com a troca indireta

O aquecedor solar é um conjunto de equipamentos que usa a energia solar para aquecer a água. Para que o aquecimento seja possível, serão utilizados coletores solares abertos ou fechados. O que define qual tipo de coletor vai operar, é o tipo de aplicação e as condições de instalação de cada situação. Continue a leitura e entenda as diferenças entre o coletor fechado e o coletor aberto.

Coletor fechado e coletor aberto

O coletor solar faz parte do sistema de aquecedor solar e possui duas versões que devem ser previamente escolhidas. Essa seleção deve ser realizada com base na necessidade do cliente, ou seja, se é para aquecimento hidrossanitário (chuveiros, torneiras, pias, etc) ou para climatização de piscinas. Entenda as especificidades de cada um.

Apesar de terem a mesma finalidade – aquecer água – é importante entender que o sistema de aquecimento solar para banho e o sistema de aquecimento solar para piscina possuem algumas diferenças entre si. Uma delas é o uso distinto de coletores. 

Os coletores podem ser classificados em dois tipos: fechados e abertos.

Os coletores fechados levam esse nome pois são equipados com caixa externa de proteção, serpentina, isolamento térmico e cobertura transparente de vidro. São utilizados, geralmente, em sistemas de aquecimento com faixa de temperatura entre 40°C a 60°C, por exemplo, o aquecimento de água para banho residencial.

Já os coletores abertos são, usualmente, recomendados para a climatização de piscinas. Eles não possuem isolamento térmico, caixa protetora e cobertura transparente e operam em uma faixa de temperatura entre 26°C a 34°C. Normalmente são fabricados com termoplásticos, como por exemplo, o polipropileno, também conhecido com PP.

Troca indireta de calor

A maioria dos sistemas de aquecimento para piscina são feitos em circuito direto e utilizando coletores abertos de polipropileno. Porém, existem clientes que, por questões estéticas ou por questões de limitação do espaço disponível preferem utilizar os coletores fechados para fazer o sistema de climatização de sua piscina.

Neste caso, é necessário utilizar um trocador de calor, uma vez que a água da piscina não pode entrar em contato direto com os coletores por possuir cloro e demais produtos químicos utilizados em seu tratamento que podem ser prejudiciais à vida útil do coletor. Quando utilizamos um trocador de calor, separamos o sistema de aquecimento em dois sistemas:

– Sistema primário: A água que circula pelos coletores. De modo geral, a água que circula entre os coletores até o trocador de calor é a água que vem diretamente da caixa d`água e fica de maneira permanente circulando entre o trocador e os coletores.

– Sistema secundário: é a parte em que a água da piscina circula até o trocador de calor mantendo a temperatura da piscina sempre confortável e climatizada.

A função do trocador de calor é justamente fazer com que, por meio de aletas metálicas, o calor seja transferido do sistema primário para o sistema secundário, de forma indireta, sem que a água dos coletores e a água da piscina tenham contato uma com a outra.

Agora você já conhece as diferenças entre coletores fechados, coletores abertos e a relação deles com o aquecimento por troca indireta. Na hora de escolher o seu sistema de aquecimento solar, não tenha dúvidas de que a Solis é a melhor opção para você.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.

Assista ao nosso vídeo para não restarem dúvidas de que a Solis é a melhor escolha para você:

https://youtu.be/_XTnYSNf8Ws

Solicite seu orçamento!

Equipe Solis Solar