Entenda o custo-benefício de ter um aquecedor solar

Entenda o custo-benefício de ter um aquecedor solar

Muitas pessoas ainda confundem o sistema de aquecimento solar e o sistema de energia fotovoltaica pois ambas são fonte de energia limpa e renovável. Apesar dos inúmeros benefícios em comum, a energia solar fotovoltaica produz energia elétrica, enquanto que a energia térmica é outro tipo de energia solar que através da captação do calor do sol aquece a água.

Assim, o aquecedor solar é um produto que usa a radiação do sol e, por isso, e uma opção inesgotável e que não agride o meio ambiente. Contudo, os benefícios de ter a água da casa aquecida com umaquecedor solar não são apenas esses. Para saber mais sobre o custo-benefício de ter um aquecedor solar e a suas vantagens, continue com a leitura.

 

Compensa aquecer água com o aquecedor solar?

A resposta é sim, sem dúvidas essa opção de aquecimento que substitui o uso energia elétrica para o aquecimento da água possui um excelente custo-benefício. Mais que um produto ecologicamente correto, o aquecedor solar garante o seu funcionamento mesmo em dias nublados em que não há tanta incidência solar ou em dias mais frios.

Sendo assim, mesmo em dias em que não é possível ver o sol, o aquecimento funciona. Outro ponto que merece ser mencionado é a economia. No Brasil, mais de 70% da população ainda utiliza o chuveiro elétrico, optar pelo aquecimento através de um aquecedor solar pode diminuir o custo com a conta de energia, sendo uma excelente opção para substituir o chuveiro elétrico.

Além disso, o custo total da implantação de um sistema de aquecimento solar fica em torno de 3% do valor total da obra, tendo o retorno do valor investido em um curto período

 

Gasta-se muito com manutenção?

 

gasta-se muito com manutenção de aquecedor solar

De forma mais clara e objetiva: não. Os gastos com manutenção dos equipamentos de aquecimento solar são baixos, após devidamente instalados, os equipamentos necessitam apenas de limpezas periódicas para evitar o acúmulo de sujeira e assim não atrapalhar a captação da radiação solar pelo coletor solar.

O tempo de vida útil é de até 30 anos. Portanto, investir em aquecimento solar é, sem dúvida, uma das melhores opções que o mercado oferece.

No entanto, antes de instalar o aquecimento solar, é indicado buscar por empresas sérias e especializadas nesse tipo de serviço. Ele deve ser ofertado sempre em conformidade com as necessidades específicas de cada família e do clima da região para garantir o seu conforto.

Antes da instalação, no momento da análise do orçamento, é verificada qual a localização da residência para averiguar a incidência solar na região e os pontos em que se consome a água quente.

É de suma importância o fornecimento dessas informações por parte do consumidor final para que a análise seja realizada da melhor forma possível. Para maiores informações e orçamentos de aquecedores solar, entre em contato conosco ou acesse nosso site e utilize nosso dimensionador exclusivo.

Equipe Solis Aquecedores