O uso do Aquecimento Solar em Processos de Criação de Peixes é uma prática vantajosa e pode ser um diferencial competitivo para os criadores de peixes e camarões no país no atual cenário no qual a demanda por alimentos produzidos com energia limpa é maior e muitas vezes a exigência de muitos consumidores.
Vamos conhecer um pouco mais do processo de criação de peixes como a tilápia e também como utilizar o Aquecedor Solar para aumentar a produtividade Climatizando os Tanques ou Lagos e as diversas vantagens obtidas.
Tanques suspensos para criação de peixes
Cada espécie de peixe tem uma temperatura ótima na qual suas funções vitais operam melhor, entretanto os peixes não têm a capacidade de regular a temperatura corporal como tem os mamíferos e isso é um Produtor. Peixes tropicais vivem bem em águas com temperaturas entre 20°C e 28°C, entretanto, se alimentam bem melhor na faixa de 24°C a 28°C, observe que é justamente a faixa de operação da água de piscinas aquecidas, nessa faixa a reprodução, crescimento e engorda são otimizados e isso é bom, concordam?
Se a água ficar abaixo dos 20°C os peixes ficam estressados, perdem o apetite e tem a imunidade reduzida ficando expostos à bactérias e fungos que podem levá-los a morte. Por outro lado, se a água ficar quente acima dos 28°C, o oxigênio dissolvido diminui, os peixes começam a ter dificuldade de respirar e o apetite é reduzido afetando negativamente a reprodução, o crescimento e a gorda.
Em locais de clima quente é possível atingir até 4 safras com período de engorda de 3 meses, ou seja, é preciso ter a temperatura controlada de forma geral nos 26°C, seja por condições naturais de um clima mais quente, ou por meio de tecnologias aumentem essa temperatura como:
Aquecedor Solar de Piscina New Trópicos, produto ideal para essa aplicação já que está muito próximo das temperaturas em que as piscinas devem ficar e ser feito de material atóxico, resistente a radiação UV, até 10 anos de garantia contra defeito de fabricação e 100% certificado pelo INMETRO.
Em um estudo realizado em 1995 por L.R Angelocci, observamos a variação natural de temperatura em alguns períodos em um lago da Piracicaba-SP. Ou seja, esse fato irá ocorrer tanto nos lagos e também nos tanques suspensos ou escavados para criação de peixes, sendo esse efeito proporcional ao volume de água armazenada de tal forma que tanques menores sofrem maior variação e tanques maiores menor variação.
Temperatura média da água à 120 cm em um lago de Piracicaba – SP
Se o lago mencionado na Tabela acima, fosse para a criação de peixes e quiséssemos obter temperaturas ótimas para o desenvolvimento dos mesmos, ou seja, na média 26°C, seria recomendado algum tipo de aquecimento durante o dia e certamente durante a noite. Durante o dia, podemos contar com o uso dos coletores New Trópicos da Solis Solar, que se aplicariam perfeitamente à essa faixa de temperatura, montando algo conforme figura abaixo.
Fluxograma ilustrativo da instalação
Se dimensionarmos o aquecimento do lago, considerando o mesmo como uma piscina, simplificamos o processo e obtemos um resultado satisfatório e poderemos montar algo conforme figura acima.
Ou seja, iremos puxar água do tanque com uma motobomba tradicional de piscina com pré-filtro, vamos bombear essa água até os coletores que geralmente estarão no chão ou numa estrutura simples perto do lago e voltamos com a água aquecida climatizando a piscina em 26°C.
Tudo isso, sendo feito de forma automática por um controlador digital de temperatura como indicado na primeira figura, em resumo uma tradicional, confiável e funcional aquecimento de piscina como as centenas que temos feito em todo o Brasil.
Confira no gráfico abaixo, as temperaturas esperadas para um lago de 100m², dimensionado como uma piscina no software DIMENSOLIS PISCINA da Solis Solar na cidade Piracicaba-Sp, onde seria preciso 30 coletores de New Trópicos 3mx1,12m, totalizando 100,80m². Podemos observar que é possível atingir as temperaturas desejadas para criação dos peixes melhorando a produção.
Simulação das temperaturas médias mensais de uma piscina de 100m² na cidade de Piracicaba – SP com e sem aquecedor solar
Notamos que a curva de temperatura esperada sem o aquecimento solar (cor azul) gira em torno dos 22°C com queda para 17°C em Junho e Julho, temperatura que já sabemos não são ideias para a criação dos Peixes e poderão causar mortandade e ou redução do crescimento dos peixes.
Já a curva amarela, com o aquecedor solar Solis no lago, permite-nos trabalhar a maior parte do ano nos 26°C e nos meses em que a temperatura é menor, o mínimo seria 21°C que já está dentro de um patamar aceitável.
Diante dos dados apresentados, fica claro que é possível aumentar a produtividade na criação de peixes e até mesmo camarões, realizando uma climatização sustentável dos tanques e lagos, proporcionando a temperatura ideal da água o que cria condições favoráveis ao desenvolvimento e bem-estar dos peixes.
Além disso, reduz a dependência de fontes de energia convencionais, diminuindo os custos de produção e tornando o processo mais sustentável e criando um diferencial competitivo que precisa ser aproveitado e divulgado junto aos consumidores.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.