Como você já sabe, existem diferentes tipos de coletores solares. Os chamados coletores fechados e coletores abertos. Eles possuem diferenças entre si e cada um é utilizado em um tipo de aplicação.
O que define qual tipo de coletor vai operar, é o tipo de aplicação e as condições de instalação de cada situação. Continue a leitura deste artigo para saber a aplicação mais apropriada para cada coletor.
O coletor solar faz parte do sistema de aquecedor solar e possui as versões abertas e fechadas que devem ser previamente escolhidas com base na necessidade do cliente.
O que é um coletor fechado? Os coletores fechados levam esse nome pois são equipados com caixa externa de proteção, serpentina, isolamento térmico e cobertura transparente de vidro. São utilizados, geralmente, em sistemas de aquecimento com faixa de temperatura entre 40°C a 60°C. Normalmente, esses coletores fazem parte de um sistema de aquecimento solar em que se utiliza o reservatório térmico para manter a água que foi aquecida nesses coletores.
Sendo assim, os coletores fechados são utilizados, na grande maioria das vezes, na aplicação de Sistema de Aquecimento Solar para banho residencial, ou aplicação hidrossanitária.
Isso pode incluir todos os pontos de consumo onde haja necessidade de água quente em residências, comércios, empresas, indústrias, obras de grande porte, etc: seja em chuveiros, duchas, banheiras, torneiras, pias ou quaisquer outros pontos de consumo de água quente
Portanto, um coletor fechado é normalmente utilizado neste tipo de aplicação.
Novamente, no caso do coletor solar aberto, deve-se levar em conta a necessidade do cliente.
O que é um coletor aberto? Diferentemente dos coletores fechados, eles não possuem isolamento térmico, caixa protetora e cobertura transparente e operam em uma faixa de temperatura entre 26°C e 34°C. Normalmente são fabricados com termoplásticos, como por exemplo, o polipropileno, também conhecido como PP.
Os coletores abertos são, usualmente, recomendados para a climatização de piscinas. Isso porque a água aquecida neles, diferentemente da aplicação para banho, não utiliza um reservatório térmico para manter a água que foi aquecida nos coletores.
A própria piscina funciona como um reservatório. A água fria da piscina aquece nos coletores e retorna à piscina, aquecida e confortável.
Sendo assim, um coletor aberto é usualmente utilizado na aplicação do Sistema de Aquecimento Solar para todos os tipos de piscinas.
Importante também deixar claro que não temos aqui intenção de esgotar esse assunto, até porque ambos os tipos de coletores também poder ser utilizados em outras aplicações. Contudo, podemos afirmar, sem dúvidas, que a principal aplicação para um coletor solar fechado está nos sistemas de aquecimento solar para banho enquanto que o coletor solar aberto tem como principal aplicação os sistemas de aquecimento solar para climatização de piscinas.
Não deixe de assistir ao nosso vídeo para não restarem dúvidas de que a Solis é a melhor escolha para você.
Agora que você já sabe qual coletor é utilizado em cada tipo de aplicação, é hora de escolher o seu Sistema de Aquecimento Solar. Quanto a isso, não tenha dúvidas. Escolha Solis.
Na Solis, você tem os melhores produtos do mercado, sistemas de aquecimento e sistemas fotovoltaicos completos, com a maior durabilidade, maior eficiência e maior garantia do Brasil.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.