Sistema Fotovoltaico: diferença entre On Grid e Off Grid

Sistema Fotovoltaico: diferença entre On Grid e Off Grid

Sistemas Fotovoltaicos On Grid e Off Grid: qual a diferença entre eles?

Um Sistema Fotovoltaico, além de ser sustentável por utilizar uma fonte de energia gratuita e infinita para funcionar, ainda pode te oferecer uma economia de até 95% nas contas de luz.

Ele abastece todos os aparelhos elétricos de um residência, comércio, indústria, enfim, qualquer local em que seja instalado. Todo o investimento inicial é rapidamente recuperado pois a economia fica evidente já desde a primeira fatura.

Existem dois tipos de sistema fotovoltaico que você provavelmente já ouviu falar: os chamados sistemas On Grid e sistemas Off Grid. Se você já se perguntou qual a diferença entre eles, continue a leitura deste artigo para tirar suas dúvidas.

Ambos referem-se ao funcionamento dos sistemas fotovoltaicos instalados em residências, propriedades, estabelecimentos comerciais, etc, para geração de energia elétrica.

O que difere os sistemas On Grid e Off Grid é o fato de um estar conectado à rede pública de distribuição de energia elétrica e o outro não.

Sistema On Grid

O sistema On Grid (cujo nome vem do inglês e significa “na rede”) possui sua geração de energia solar conectada à rede pública. Sendo assim, quando a unidade geradora produz mais energia do que consome, a energia excedente que foi gerada é enviada à rede pública e transformada em créditos de energia que podem ser utilizados em até 60 meses (5 anos).

Essa operação é muito prática e útil sobretudo para sistemas geradores instalados em áreas urbanas ou com fácil acesso à rede de distribuição.

A dinâmica também é vantajosa para quem tem mais de um imóvel ou outros imóveis em seu nome. Por exemplo, uma pessoa que tem uma casa no centro da cidade e um apartamento em outro bairro mais afastado.

Se o que ele produz de energia fotovoltaica no local em que o sistema está instalado supre as necessidades e ainda sobra, esse excedente pode abater parte (ou todo) do valor da conta da outra propriedade.

Sistema Off Grid

Já os sistemas Off Grid não possuem conexão com a rede pública de energia elétrica. Esse tipo de sistema necessita de um banco de baterias estacionárias que irão armazenar toda a energia gerada pelas placas fotovoltaicas.

A instalação de sistemas Off Grid é mais indicada para lugares remotos, como em áreas rurais por exemplo, uma vez que seu funcionamento não depende da rede pública de energia, Além disso, este tipo de sistema pode demandar um investimento inicial e um custo de manutenção maior, justamente por causa das baterias.

O uso de sistemas fotovoltaicos (seja ele on ou off grid) cresce cada dia mais devido às inúmeras vantagens que ele oferece. Economia, tranquilidade, facilidade de gerar sua própria energia e muitos outros benefícios para você.

imagem-obras-fv

A Solis em fotovoltaico é premium do início ao fim porque oferece a solução mais completa do mercado com módulos inovadores e inversores de alta qualidade, além de kit fotovoltaico e pacote completo de engenharia de energia.

Maior Garantia
Maior Garantia
Garantia de fabricação de 12 anos
Maior Durabilidade
Maior Durabilidade
Garantia de performance de 30 anos
Maior Eficiência
Maior Eficiência
Garantia de até 10 anos nos inversores SMA
Vídeo

Sistemas fotovoltaicos On Grid e Off Grid: qual a diferença?

Não deixe de assistir ao nosso vídeo para não restarem dúvidas de que o sistema fotovoltaico Solis é a melhor escolha para você.

Image

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.