Diferenças entre Reservatório Baixa Pressão e Alta Pressão

Diferenças entre Reservatório Baixa Pressão e Alta Pressão

O reservatório térmico, também conhecido como boiler, é parte integrante de um Sistema de Aquecimento Solar. Nele, toda água aquecida pelos coletores solares fica armazenada e conservada até o momento de ser utilizada. Podem ser em Baixa Pressão ou Alta Pressão. Neste artigo, você vai conhecer as principais diferenças entre eles.

O boiler de Baixa Pressão é projetado para uma pressão de trabalho menor, em média 5 mca (metro de coluna d’água) e deve ser instalado sempre com respiro (ou suspiro). É um produto que exige pouca manutenção, simples funcionamento e o tipo mais usado no Brasil. A Solis trabalha com boilers de Baixa Pressão de 10 mca, a maior pressão de trabalho do mercado.

O boiler de Baixa Pressão Trópicos da Solis é indicado para instalação em baixa pressão, dotadas de respiro e podendo ser nível ou fechado.

Reservatório Térmico/Boiler Baixa Pressão Trópicos

Já nos boilers de Alta Pressão, além de todas as vantagens que um reservatório de Baixa Pressão oferece, ainda te proporciona muito mais conforto no seu banho, com mais vazão e mais pressão. Tudo isso por que ele tem a capacidade de operar a uma pressão de trabalho muito maior, normalmente até 40 mca (metro de coluna d’água).

Os reservatórios Alta Pressão Meu Sol da Solis operam a uma pressão de trabalho de até 60 mca, sendo a maior do mercado. Também pode ser aplicado em sistemas de nível ou fechado.

Reservatório Térmico/Boiler Alta Pressão Meu Sol

Os coletores solares são unidos ao boiler por uma tubulação hidráulica de água quente, o que permite que a água circule entre os dois equipamentos com facilidade.

A água fria da caixa d’água alimenta o reservatório térmico e os coletores que estão instalados no telhado, aquecendo essa água que passa pelas placas. A água aquecida, então, retorna para o reservatório.

Toda a água do reservatório se mantém aquecida, atendendo a necessidade nos pontos de consumo de água quente do local, como chuveiros, pias, torneiras e afins.

O processo se repete constantemente durante o dia, garantindo que no período da noite (geralmente momento de maior uso), o local seja abastecido de forma eficaz. Em alguns casos, quando a água tem dificuldades de chegar novamente ao reservatório após passar pelas placas, pode existir a necessidade de instalação de bomba que garanta a circulação da água.

Por esse motivo, é muito importante que um estudo seja realizado por uma equipe competente, para a escolha do sistema ideal de acordo com o seu consumo e sua necessidade.

Na Solis, você tem os melhores produtos do mercado, com a maior durabilidade, maior eficiência e maior garantia do Brasil.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre nossos produtos e serviços.

Assista ao nosso vídeo para não restarem dúvidas de que a Solis é a melhor escolha para você:

Solicite seu orçamento!

Equipe Solis Solar