Como a energia solar pode ser aproveitada?

Como a energia solar pode ser aproveitada?

A energia solar é uma energia limpa, renovável e sustentável. Com isso, queremos dizer que ela vem através de uma fonte que se renova, não se finda (sol), e que, além disso, não polui o meio ambiente.

Sabendo dessas características, é importante também mencionar que a energia solar reduz significativamente o valor gasto com o pagamento de faturas de energia elétrica. Para se ter uma ideia, um sistema de aquecimento solar pode economizar até 40% da conta de energia.

Mas uma das maiores dúvidas de quem está buscando informação acerca da energia solar é sobre as melhores formas de utilizar esse tipo de energia. Sabendo disso, nós da Solis Aquecedores, trouxemos neste artigo alguns apontamentos sobre esse assunto. Confira no próximo tópico e fique por dentro.

 

Melhores formas de utilizar a energia solar

Existem duas principais tecnologias que aproveitam a energia solar. São elas: a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. Essas variações podem ser utilizadas tanto em residências, comércios e condomínios quanto em indústrias.

Além das vantagens ambientais, ambas proporcionam economia e bem-estar para quem adere. Veja como cada uma funciona abaixo.

 

Energia Solar Fotovoltaica

 

energia solar fotovoltaica-min

A energia solar fotovoltaica é uma das mais conhecidas e certamente a mais utilizada no Brasil. Essa opção faz uso da captação da energia solar através de módulos fotovoltaicos e transforma em eletricidade.

Ela pode ser usada em diversos contextos, em residências e inclusive como energia para a iluminação pública. Além disso, também pode ser utilizada para:

 

  • Recarga de aparelhos eletrônicos;
  • Serve para uso de aparelhos domésticos;
  • Eletricidade em cercas;
  • Sistema de energia de uso coletivo como postos de saúde, escolas, condomínios, prédios, etc.

 

Energia Solar Térmica

 

energia solar térmica-min

A energia solar térmica funciona para residências, indústrias, academias, pet shops, salão de beleza e todas situações em que se necessite de água quente. Nesse caso, o aquecimento da água acontece através captação da energia solar que, por meio das placas coletoras aquece a água e a mantém em altas temperaturas dentro do  reservatório térmico.

Assim, a água aquecida armazenada no reservatório térmico (também conhecido por boiler) abastece torneiras, tanques e chuveiros. Também dento do sistema de aquecimento solar há a opção de aquecimento de piscinas. Essa versão utiliza uma tecnologia semelhante, onde coletores solares aquecem a água da piscina proporcionando diversão e alegria a qualquer hora do dia ou da noite.

Gostou do nosso conteúdo? Então para continuar se mantendo informado sobre esse assunto, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Siga a Solis Aquecedores no Instagram, ou para sanar dúvidas e realizar orçamentos entre em contato conosco.

Equipe Solis Aquecedores