5 curiosidades sobre energia solar fotovoltaica

5 curiosidades sobre energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é um tipo de energia que usa como fonte a luz solar. Essa luz captada é transformada em energia elétrica. A energia solar também é utilizada em fábricas e indústrias. Ela se tornou uma das melhores opções por ser limpa e renovável, além disso, não emite nenhum tipo de poluente ao ar nem ao meio ambiente e tem custo menor do que a energia convencional.

Sabendo dessas vantagens, conheça neste artigo 5 curiosidades sobre a energia solar fotovoltaica. Continue a leitura e fique por dentro.

Economia que surpreende

Quem não gosta de economizar? A energia solar fotovoltaica pode gerar uma economia de até 95%, na conta de energia elétrica. Para exemplificar, supondo que uma família consuma, mensalmente, o equivalente a R$ 400,00, com a implementação da energia solar fotovoltaica, o valor poderá ser reduzido a inacreditáveis R$ 20,00.

Utilizada pela NASA

energia solar fotovoltaica usada na nasa-min

Não é todo mundo que sabe, mas a energia solar fotovoltaica é utilizada pela NASA desde 1960; imagine só o quão complexo seria abastecer as estações espaciais com o modelo de energia hidrelétrica, por isso, a melhor solução encontrada pelos cientistas foi a colocação dos módulos solares.

Zero poluente

Não bastasse a economia, a energia solar fotovoltaica também tem o menor nível de emissão de poluentes: 0%. Assim, além de garantir um mundo mais limpo e mais sustentável, o ar também é privado de poluição, e afeta diretamente o bem-estar da população em geral.

Energia solar fotovoltaica durante a noite

energia solar fotovoltaica usada na noite-min

É totalmente possível utilizar a energia solar fotovoltaica durante a noite. Apesar de muitas pessoas não entenderem como isso pode funcionar, nós garantimos que é algo bastante simples: mesmo que a captação de energia só ocorra durante o dia quando o sol está no céu, isso não quer dizer que você ficará em total escuridão durante a noite.

Assim, enquanto há a captação de luz solar para utilização no decorrer do dia, também é gerado crédito daquela energia que não foi utilizada (isso ocorre principalmente em dias de calor intenso), então, quando anoitecer, os créditos gerados são aproveitados. Caso não haja crédito, a casa funcionará com o uso da rede convencional de energia.

Geração de energia em dias nublados

Ao contrário do período noturno em que não há captação da luz solar, em dias nublados isso ocorre normalmente, em menor quantidade, é verdade! Isso ocorre, pois, em dias nublados, o sol ainda continua no céu possibilitando a captação da luz solar, graças à alta tecnologia dos módulos solares.

Gostou deste artigo? Não deixe de seguir a Solis Aquecedores nas redes sociais.

Equipe Solis Aquecedores