Qual a diferença entre aquecimento solar e sistema fotovoltaico?

Qual a diferença entre aquecimento solar e sistema fotovoltaico?

O mundo tem se modificado e procurado soluções melhores e mais inteligentes para agredir cada vez menos o meio ambiente que já tem sido tão impactado pelas atividades humanas.

Além disso, algumas dessas soluções favorecem economicamente as pessoas que aderem, e por isso tem sido cada vez maior o número de pessoas que procuram tanto o sistema de aquecimento solar, quanto o de energia fotovoltaica.

Contudo, há quem ainda se confunda entre essas duas tecnologias, afinal, ambas fazem uso de uma fonte renovável, inesgotável e sustentável chamada energia solar.

Porém, apesar de parecidas, não funcionam da mesma forma. Se você quer saber mais sobre esses sistemas, continue com a leitura e saiba qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar; confira!

 

Energia solar

 

qual a diferença entre aquecimento solar e sistema fotovoltaico-min

 

A energia solar é o tipo de energia que vem dos raios solares que chegam até à terra. É um tipo de energia com vasta aplicação e 100% renovável e disponível gratuitamente todos os dias. O Brasil tem excelentes índices dessa energia em todo o país e, mesmo que em alguns locais a incidência de sol seja menor, ainda é possível se beneficiar do uso da energia solar.

A energia solar pode ser aproveitada em diversas tecnologias, veja abaixo duas delas:

 

Sistema Fotovoltaico

 

sistema fotovoltaico diferença com energia solar-min

 

Esse tipo de tecnologia já se faz presente em mais de 633 mil residências, dados do ano de 2018, segundo a  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Esse tipo de energia é bastante interessante para residências ou empresas que querem reduzir o consumo de eletricidade para diminuir a conta de luz.

A captação da luz do sol é transformada em energia elétrica, sendo assim, uma tecnologia relativamente útil para todos os tipos de imóveis.

Com a implantação de um sistema de energia fotovoltaica, a redução dos custos com energia elétrica podem ser de 95% sendo um investimento com excelente custo-benefício e um grande promissor do bem-estar e comodidade da família.

Há também no mercado outra opção bastante acessível e mais eficiente para o aquecimento de água que também se utiliza da energia solar para reduzir a sua conta de luz.

 

Aquecimento Solar

A tecnologia de aquecimento solar, assim como a energia solar fotovoltaica também utiliza a luz solar, no entanto, essa utilização é feita com a finalidade de aquecer a água de diversos ambientes, como, por exemplo banheiros, cozinhas e piscinas.

Além do chuveiro, o aquecimento solar também pode fornecer água quente em pias, lavanderia, banheiras, cozinha, spas e piscinas.

Os principais equipamentos utilizados no SAS (Sistema de Aquecimento Solar de Água) são:  o coletor solar e o reservatório térmico. Sendo o primeiro, o local onde a luz solar é captada. Já o reservatório térmico  é o espaço onde a água aquecida pelos coletores fica guardada para a utilização em banhos ou outros fins. Assim, podemos resumir que o aquecimento solar se restringe ao aquecimento da água, ou seja, é uma energia térmica muito altamente eficiente para sua finalidade. Enquanto o sistema fotovoltaico gera energia elétrica.

Gostou do nosso conteúdo? Para maiores informações, simulações e orçamentos, entre em contato conosco clicando aqui,  e tire todas as suas dúvidas sobre aquecimento solar.

Equipe Solis Aquecedores