Como funciona um aquecedor solar?

Como funciona um aquecedor solar?

O mundo têm desenvolvido cada vez mais soluções inteligentes para minimizar os impactos humanos no ambiente.

Contudo, essa não tem sido apenas “a preocupação”, mas uma delas. O custo de cada uma dessas tecnologias também afeta diariamente a vida das pessoas e com isso, estudos também foram voltados para a redução dos valores na implementação dessas formas de geração de energia.

Uma das formas desenvolvidas foi a do aquecimento solar, se você ainda não conhece esse tipo de sistema de aquecimento que é o mais econômico e ecológico, continue conosco e confira abaixo o que é, como funciona e quais as vantagens de se investir em um sistema como esse. Confira!

 

O que é um aquecedor solar?

O aquecimento solar é um sistema que permite utilizar a luz solar para aquecer a água. Por ser uma fonte limpa, renovável e inesgotável de energia, ela não agride o meio ambiente, além de ser uma forma mais econômica do que a energia elétrica vinda de hidroelétricas, que é a mais utilizada no Brasil.

Com um investimento em torno de 3% do custo total de uma obra, o aquecimento solar pode ser facilmente implantado possuindo uma garantia de até 10 anos de eficiência e segurança.

Esse tipo de energia sustentável pode ser implantado para aquecer a água de piscinas, chuveiros, lavanderia, lavabos e até da cozinha.

 

Como funciona?

 

como funciona um aquecedor solar-min

 

São instaladas placas coletoras em cima do telhado, em um local que, é antes estudado para verificar se é o que possui maior incidência de luz solar. Essas placas absorvem a luz solar durante todo o dia, mesmo em dias menos quentes.

Há também um reservatório onde a água é armazenada e mantida em alta temperatura, chegando ao chuveiro, pia ou outro local ainda quente, mesmo a noite, quando já não se tem mais sol.

A instalação demanda um estudo prévio do consumo de água quente de cada casa e quantas pessoas utilizam.

No caso das piscinas, o que muda é que quando a água esfria na piscina, ela volta para placas coletoras e é novamente aquecida.

Para que opere corretamente, em alguns sistemas pode ser instalado um controlador diferencial de temperatura, para melhor aproveitar a energia solar.

Também é recomendado que se utilize uma capa térmica para usar na piscina no período da noite, isso faz com que a temperatura se mantenha quente por mais tempo.

 

Vantagens de se investir em um aquecedor solar

 

vantagens de se investir em um aquecedor solar-min

As vantagens vão muito além de um banho delicioso e quentinho e incluem, principalmente, o fato deste tipo de energia não poluir o meio ambiente, não emitir nenhum tipo de gás danoso à saúde humana ou animal e ainda ser muito econômico para quem a possui.

O valor do investimento pode ser retornado em um período relativamente curto, que fica entre 1 e 3 anos. Se tornando uma verdadeira poupança solar para o seu bolso. Ademais, também é possível incluir uma tecnologia digital que proporciona muito mais comodidade e bem-estar para a família.

Gostou do artigo? Para maiores informações sobre aquecedor solar entre em contato conosco clicando aqui, nós oferecemos as maiores garantias contra defeitos de fabricação do mercado, além de sermos uma empresa certificada com selo ISO 9001.

Equipe Solis Aquecedores