5 motivos para investir em energia solar para sua casa

5 motivos para investir em energia solar para sua casa

É certo que, a preocupação com o meio ambiente é uma das principais pautas levantadas atualmente. Muitos países, destacam o seu comprometimento em reduzir os níveis de emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Nessa perspectiva, também se encaixam a preservação dos recursos naturais, como a água. A energia solar, se apresenta como uma alternativa sustentável e renovável de geração de eletricidade, sobressaindo-se sob as hidrelétricas, que acarretam impactos no solo, além de prejuízos na fauna e flora.

A energia solar, através do sistema fotovoltaico. Tornou-se uma opção para muitas pessoas, que se renderam às suas inúmeras vantagens e instalaram um sistema de energia solar, em suas residências ou empresas. Confira a seguir, quais são as principais vantagens do uso dos sistemas fotovoltaicos.

 

Economia

 

motivos para investir em energia solar-min

 

O primeiro destaque, entre as principais vantagens, é com relação a redução da conta de luz que um sistema de energia solar fotovoltaico pode proporcionar para as residências.

Claro, é necessário um investimento para adquirir os equipamentos e a instalação, entretanto, a redução na conta de luz passa a ser imediata. Estima-se que, o sistema de energia solar,  possa reduzir em até 95% os gastos com esse item.

Corroborando para que então, o reembolso do que foi investido, seja atingido dentro do prazo de alguns anos. Além disso, o sistema de energia solar fotovoltaico dispõe de baixos custos de manutenção.

 

Vida útil longa

Estima-se que, a energia solar fotovoltaica possua uma vida útil de até 30 anos. Os painéis solares, que são usados para captar a radiação solar, apresentam boa resistência expostas ao tempo e intempéries.

Além disso, módulos fotovoltaicos possuem alta resistência, por conterem vidro temperadoe moldura de alumínio. Entretanto, é indicado que os mesmos não fiquem em lugares muito expostos a circulação de pessoas e animais, por exemplo.

 

Sustentabilidade

 

sustentabilidade com energia solar-min

 

Como já foi exposto acima, o sistema de energia solar fotovoltaico por ser uma fonte limpa de geração de energia, apresenta mínimos impactos ambientais. Por isso, é uma das melhores formas de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Muitos aderem ao sistema de geração de energia solar para suas casas e empresas, justamente por essa conscientização e claro, a economia certa na conta de luz que pode chegar a 95%.

 

Valorização do imóvel

É inegável que, o sistema de energia solar, contribui e muito para a valorização dos imóveis. Muitas pessoas, de alguns anos para cá, já começaram a preferir imóveis com a geração de eletricidade via energia solar fotovoltaica.

Com esse cenário, segundo especialistas do mercado imobiliário, os sistemas solares podem levar a uma valorização de cerca de 20% do preço do imóvel, além disso, é observado que as casas que dispõem da energia solar são vendidas mais rapidamente, se comparadas a outras que não a possuem.

 

IPTU Verde

Essa vantagem, ainda não é estendida a todos os municípios do país, justamente por ficar a critério dos municípios. Mas a medida consiste, em conceder um desconto no IPTU, para as pessoas que se utilizarem do recurso em suas casas.

A medida, que já é realidade em muitas localidades, como Araçatuba – SP, aparece como um dos principais incentivos ao uso da energia limpa.

Equipe Solis Aquecedores