Conheça os principais tipos de aquecimento solar.

Conheça os principais tipos de aquecimento solar.

A energia solar vem crescendo nos últimos anos, por ser uma fonte sustentável e renovável tem se tornado preferência de muita gente. Além disso, as hidrelétricas que são as principais geradoras de energia elétrica no país, vêm mostrando fragilidade, principalmente, na época das estiagens mais severas que tem sido mais frequentes.

Além do mais, a pandemia do coronavírus resultou nas medidas de isolamento social, tal fato contribuiu para o aumento do consumo elétrico nas casas do mundo afora, já que as pessoas passaram a ficar mais tempo em suas residências, algumas, inclusive, trabalhando home office.

Por isso, economizar energia é uma pauta presente em muitos núcleos familiares. A energia solar aparece como uma solução possível e em troca promete diminuir os gastos energéticos em até 95%.

Confira a seguir quais são os principais tipos de aquecimento solar!

 

O que é aquecimento solar?

 

 

o que é aquecimento solar-min 

Antes de mais nada, é importante entender do que se trata o aquecimento solar, nada mais é do que o uso da energia solar para aquecer água nas residências, tais como a água do chuveiro, torneiras, piscina e etc.

Existem três principais aquecedores solares, eles são preferências na hora de instalarem os sistemas em suas residências. Conheça a seguir!

 

Coletor solar plano

Este é o principal tipo de aquecedor solar do Brasil, é indicado por muitos especialistas pelos benefícios sociais e ambientais. Consiste na utilização de placas com vidro, tubos de cobre, aletas de alumínio numa caixa fechada para atingir altas temperaturas.

Muitas pessoas já se renderam aos seus benefícios e o escolheram para as suas casas, apresenta um estimado design, composto por um efeito espelhado, além de não apresentar elevações na sua superfície.

Além disso, uma de suas principais vantagens é o seu preço, este tem vindo a cair nos últimos anos, o que resultou em mais clientes interessados em adquirir o produto.

Somado a isso, a necessidade de pouca manutenção também chamam a atenção das pessoas na hora de escolherem qual aquecedor solar levar para casa.

 

Aquecedor solar a vácuo

Esse tipo de aquecedor atua na absorção do calor, gerado pelos raios solares, e em seguida o leva para a água que se encontra nos tubos do equipamento. Esse tipo de aquecedor é importado e muito recente além de ter uma garantia menor do que o coletor plano, por isso, a tecnologia que é usada no mesmo ainda não atrai muita gente, justamente por possuir um valor considerado alto e mecanismo de instalação um pouco mais complexo.

Entretanto, o aquecedor solar a vácuo promete índices alto de qualidade e rendimento. Contudo, eles ainda não são fabricados no Brasil, o que torna a aquisição um pouco inviável com a variação de câmbio da importação e além de não gerar os benefícios sociais de produtos 100% brasileiro.

 

Aquecedor solar para piscina

 

 

aquecedor solar para piscinas-min

Outro tipo interessante de aquecedor solar é o próprio para piscinas. Ele pode ser instalado no telhado da casa, não apresentando grandes dificuldades para sua inserção, além de prometer bons índices de captação de calor.

É muito requisitado por pessoas que querem aproveitar a piscina aquecida o ano todo, pois é possível transformar a piscina em um lugar prazeroso para curtir com a família mesmo em dias frios.

Equipe Solis Aquecedores