Orçamento doméstico: como economizar na conta de energia elétrica!

Orçamento doméstico: como economizar na conta de energia elétrica!

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, uma das principais medidas recomendadas pelos órgãos de saúde foi o isolamento social na tentativa de frear a disseminação da doença.

Com esse cenário, as pessoas passaram a ficar muito mais tempo em casa, realizando os seus trabalhos de forma home office, além disso, milhares de alunos foram submetidos ao regime de aulas remotas.

Diante disso, é certo que houve um aumento no consumo de energia elétrica da grande maioria das residências.

Somado a isso, nos últimos anos as tarifas de energia aumentaram consideravelmente no país e a escassez de chuvas aparece como uma das principais razões para tais reajustes.

Por isso, muitas pessoas já estão buscando formas de economizar na conta de energia elétrica, confira a seguir algumas dicas que poderão ajudar!

 

Não deixar aparelhos na tomada

 

 

como economizar na conta de energia elétrica

Este é um erro que está presente em muitas casas, algumas pessoas acreditam que este hábito não consome energia elétrica, entretanto, especialistas afirmam que esse “desleixo” pode resultar no aumento da conta de luz no final do mês.

Por isso, a dica é ligar os aparelhos eletrônicos apenas quando for utilizá-los, atentando-se para retirá-los da tomada ao fim do uso.

 

Banhos demorados

 

 

economia de energia solar banhos curtos

Apesar de ser preferência de muita gente, os banhos quentes e demorados são um dos principais vilões na hora do consumo de KW/h, o que aumenta muito a conta de luz.

Pode parecer simples, mas diminuir alguns minutinhos por dia embaixo do chuveiro, pode resultar em uma boa economia na conta de energia elétrica.

 

Utilização correta de lâmpadas

Outro item essencial são as lâmpadas. São elas que fornecem toda a iluminação da casa. Por isso, devem ser utilizadas de acordo com a potência correta para tal ambiente, evitando assim, o uso de lâmpadas muito potentes, que tenderia a resultar em maior consumo elétrico.

Além disso, acender as lâmpadas apenas quando for necessário é outra dica importante para quem deseja economizar ao fim do mês.

 

Aproveitar a luz natural

Este tópico está intimamente relacionado ao anterior, trata-se de evitar acender as luzes durante o dia. Por isso, deixar as janelas abertas e investir em cortinas translúcidas é uma das principais maneiras de usufruir da luz natural.

A iluminação natural traz muitos benefícios para as pessoas e o ambiente, e contribui para economizar energia elétrica.

 

Ambientes com tons claros

É certo que, uma casa com tons extremamente pesados nas paredes deixa-as com um aspecto de escuro, sendo necessário que, durante o dia, se utilize com frequência as lâmpadas, por isso, é indicado que escolham tons mais suaves e claros que ajuda a trazer um aspecto de ambiente mais iluminado naturalmente.

Essa simples mudança poderá ser notada na conta de luz do final do mês.

 

Investir em aquecimento solar

É certo que, muitas pessoas estão adotando em suas residências o uso do aquecimento solar, embora seja um sistema que demande um investimento inicial, o retorno do investimento é rápido e esta fonte de energia é renovável, inesgotável e ainda contribui para diminuir os gastos com energia elétrica.

Por isso, a dica mais importante é procurar empresas competentes e responsáveis da área e realizar um orçamento, a fim de analisar as vantagens e todos os benefícios da instalação do sistema de aquecimento solar.

A Solis Aquecedores Solares é uma das empresas mais competentes do ramo, com mais de 25% de crescimento por ano, que possui todos os seus produtos certificados no Inmetro e todos os reservatórios com Selo Procel, além de possuir a certificação de qualidade ISO 9001. Para maiores informações, entre em contato conosco.

Equipe Solis Aquecedores