O que é a NR 13 qual sua vantagem?

O que é a NR 13 qual sua vantagem?

Hoje nós vamos falar sobre a NR 13 e os Reservatórios Térmicos de Alta Pressão. Afinal, o que é a NR 13? Quando se aplica? Qual o benefício? Como a Solis está posicionada no mercado em relação a NR 13? Para sanar essas dúvidas continue com a leitura.

NR 13 significa Norma Regulamentadora n° 13, ou simplesmente conhecida como NR 13. Trata-se de uma norma trabalhista, ou seja, pertencente ao Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

Ela trata de requisitos técnicos de segurança relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção de caldeiras, vasos de pressão e tubulações visando a segurança e saúde dos trabalhadores.

Trazendo para o mercado de aquecimento solar, o objetivo da NR 13 é garantir a segurança de quem opera, ou seja, o instalador e o operador do sistema de aquecimento solar em um hotel, hospital, edifício residencial e outros. Além disso, a NR 13 também tem o objetivo de garantir a segurança de quem utiliza o sistema de aquecimento solar, ou seja, o consumidor final.

Portanto, a NR 13 somente se aplica nos sistemas de aquecimento solar onde o reservatório térmico é instalado em ALTA PRESSÃO, ou seja, desprovido de respiro, sem acesso a pressão atmosférica e neste caso, o reservatório térmico também é conhecido com vaso de pressão.

Essa classificação é feita sempre que o produto P x V > 8, onde P é a pressão máxima de operação em kPa e V o volume em m³. Por exemplo, um reservatório térmico de alta pressão Solis da linha Meu Sol de 5.000 litros ou 5,0 m³ e pressão de trabalho de 40 mca ou  440 kPa, tem o produto P x V = 440 x 5 = 2200 >8, portanto a NR 13 se aplica.

Achou complicado né? Mas nós podemos dizer que para o mercado de aquecimento solar, a NR 13 se aplica em todo reservatório térmico de alta pressão quando instalado sem respiro.

 

Benefícios e vantagens da NR 13

 

 

o que é a nr 13 qual sua vantagem

O grande benefício de um sistema de aquecimento solar com reservatório térmico de alta pressão em conformidade com a NR13 está na SEGURANÇA para quem instala e para quem utiliza.

Ou seja, é uma questão de segurança para o instalador e para o consumidor final. Inclusive, é um direito do instalador e do consumidor final exigir reservatórios térmicos conforme NR13.

 

A segurança em primeiro lugar!

 

 

segurança em primeiro lugar nr 13

A Solis é uma das poucas empresas do mercado estruturada para dimensionar, projetar e fabricar reservatórios térmicos de alta pressão em conformidade com a NR 13. Para isso, nós adotamos metodologia de cálculo conforme a ASME: The American Society of Mechanical Engineers, divisão VIII.

Além disso, emitimos prontuário com memorial de cálculo de dimensionamento das espessuras de chapa, projeto construtivo do reservatório térmico e ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Tudo isso como muita responsabilidade e profissionalismo, para garantir tranquilidade e segurança para você instalador e para você consumidor final.  Quer sossego? Vem para a SOLIS! Para ter acesso a mais conteúdo e informações sobre assuntos como esse, siga nossas redes sociais!

Equipe Solis Aquecedores