Qual a importância da certificação do INMETRO E do selo PROCEL? Entenda como funciona e os seus benefícios

Qual a importância da certificação do INMETRO E do selo PROCEL? Entenda como funciona e os seus benefícios

Hoje nós vamos falar da importância da certificação do INMETRO e do Selo PROCEL nos aquecedores solares. Sabendo da importância desses selos,  trouxemos neste artigo a resposta para algumas das dúvidas mais recorrentes, veja quais são elas:

 

  • O que é a certificação do INMETRO?
  •  É obrigatório?
  • Qual o benefício?
  • O que é Selo PROCEL e qual o benefício?
  • Qual a diferença entre INMETRO e PROCEL?

Respondendo a primeira dúvida, podemos dizer que a certificação do INMETRO para aquecedores solares é um programa do Governo Federal, com normas nacionais e internacionais e que visa avaliar a qualidade dos produtos.

Para isso, o coletor solar e o reservatório térmico são submetidos a uma bateria de testes em laboratórios credenciados. Se os produtos forem aprovados, eles recebem um certificado de conformidade e etiqueta de qualificação.

No coletor solar, esta etiqueta identifica o nome do fabricante, o modelo do coletor solar, a aplicação se banho ou piscina, a pressão de trabalho e a produção de energia que, dependendo do resultado, classifica os produtos em uma escala de A, mais eficiente, a E.

 

Figura da etiqueta do INMETRO – coletor

 

 

figura da etiqueta do inmetro coletor

No reservatório térmico, esta etiqueta também identifica o fabricante, o modelo do reservatório térmico, volume e pressão de trabalho. Neste caso, não há classificação por eficiência, ou seja, ou o produto é certificado, quando alcançou todos os parâmetros, ou não é certificado.

 

A figura da etiqueta do INMETRO – reservatório

 

 

a figura da etiqueta do inmetro reservatório

Atenção, a certificação é obrigatória no Brasil para todo tipo de aquecedor solar desde 2017. Portanto, comercializar um aquecedor solar sem certificação do INMETRO é CRIME!

Agora, na prática, para você consumidor final, os principais benefícios da certificação do INMETRO é a garantia de que você está comprando um produto que está em conformidade com as principais normas de qualidade. Isso é relevante inclusive para a sua segurança e preservação dos seus direitos como consumidor.

Já o selo Procel de Economia de Energia, programa também do Governo Federal, tem como finalidade ser uma ferramenta simples que permita ao consumidor conhecer os produtos mais eficientes do mercado. Portanto, um aquecedor solar, tem a obrigação de ter a certificação do INMETRO, mas não necessariamente, ter o Selo PROCEL.

 

Figura do selo PROCEL

Portanto comprar um aquecedor solar com selo PROCEL significa que além de adquirir um equipamento certificado no INMETRO, você está levando para casa, um aquecedor de alta eficiência. Fique sempre atendo a este detalhe.

A Solis tem 100% dos seus produtos certificados no INMETRO. A grande maioria dos seus coletores solares e reservatórios térmicos possuem o Selo Procel de Economia de Energia!

Não abra mão da certificação do INMETRO e dê preferência aos produtos com Selo PROCEL. Quer um aquecedor solar de alta eficiência? Vem pra SOLIS! Para maiores informações sobre os selos e também sobre aquecimento solar entre em contato conosco clicando aqui.

Para que você não perca mais nenhuma informação ou dica, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.

Equipe Solis Aquecedores