Como funciona a energia solar?

Como funciona a energia solar?

A energia solar é uma das energias mais econômicas e limpas existente atualmente. Apesar de ser bastante reconhecida, ela ainda é uma dúvida para muitas pessoas que não sabem bem como funciona.

Saber como os sistemas de captação solar funcionam é importante para que você consiga entender todo o processo por trás da montagem de cada equipamento. Por isso, através deste artigo você entenderá como funciona a energia solar e com certeza não terá mais dúvidas sobre esse assunto.

O que é energia solar

 

o que é energia solar

A energia solar tem como fonte de energia o sol, com a captação dessa energia é possível produzir energia elétrica, térmica e outras. Contudo essas duas são as principais formas de uso.

Como funciona

 

como funciona a energia solar

A energia solar possui um sistema simples e de fácil entendimento. Para utilizar a energia do sol como fonte elétrica são instalados os módulos fotovoltaicos que, por sua vez, captam a luz do sol e geram correntes elétricas contínuas através de um efeito nomeado de “efeito fotovoltaico”. Depois são convertidas, pelo inversor fotovoltaico, em outro tipo de corrente chamada corrente alternada.

Após esse procedimento, é possível usufruir da energia elétrica distribuída na residência, que, quando não utilizada em sua totalidade é enviada para a distribuidora de energia convencional gerando créditos que acumulam para uso posterior, em até 60 meses

Além dessa forma de utilização da energia solar também existe a energia solar que promove aquecimento de água para banhos, piscinas ou outros. Este processo também é simples, mas os equipamentos são distintos.

No lugar de módulos fotovoltaicos, são implantadas os coletores solares responsáveis pela captação da energia solar com a finalidade de aquecer a água em seu interior e que, posteriormente, é armazenada e mantida aquecida em um “reservatório térmico”.

Depois de aquecida, a água é distribuída para utilização. É pertinente mencionarmos que antes do processo de instalação são averiguadas algumas informações sobre o consumo diário de energia (ou água) no caso da energia solar térmica com a finalidade de dimensionar o sistema ideal.

Com todas as informações em mãos, a empresa responsável pode criar o orçamento específico para a família sem riscos de excessos ou faltas. Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir em energia solar, continue com a leitura e confira os benefícios.

Quais são os principais benefícios da energia solar

Os benefícios são inúmeros, a começar pelo fato da energia solar ser uma energia limpa e renovável, ou seja: ela é inesgotável e ecologicamente correta.

Solicite o seu orçamento

Não deixe de investir em no seu conforto utilizando energia limpa, com economia de dinheiro e qualidade de vida, solicite já o seu orçamento com a Solis, entre em contato conosco também para tirar possíveis dúvidas sobre o assunto conosco.

Equipe Solis Aquecedores