Quais são os principais tipos de captação de energia solar?

Quais são os principais tipos de captação de energia solar?

Com o aumento da demanda de energia no mundo, houve uma intensa preocupação com soluções que fossem mais limpas e que não agridam o meio ambiente. Uma dessas soluções encontradas e, amplamente utilizada, foi a energia solar.

A energia solar é limpa, renovável, não emite gases tóxicos e por isso não faz mal aos seres humanos. Para aproveitar essa fonte inesgotável de energia, existem diversas tecnologias de captação de energia solar. Neste artigo, apresentamos os principais tipos. Confira.

Produção de Energia Solar Térmica

 

O aquecedor solar de água é uma opção de energia alternativa utilizada, principalmente, para o aquecimento de água, tanto de empresas quanto de residências. Ele também pode ser usado no aquecimento de piscinas e processos industriais.

Os componentes utilizados para a captação de energia solar desse sistema são o coletor solar e o reservatório térmico. Sendo assim, os coletores captam a radiação solar para aquecer a água que permanece em altas temperaturas dentro do reservatório térmico por muito tempo. Mas essa não é a única forma de captação de energia solar, há outras como você verá abaixo.

Produção de Energia Solar Fotovoltaica

Esse tipo de uso de energia solar é uma das mais utilizadas atualmente. Ela é uma opção excelente para residências e comércios. A forma de captar a radiação do sol é bastante simples e utiliza basicamente 4 peças: módulos fotovoltaicos, estrutura de fixação, inversor solar e cabos.

O papel dos módulos é captar a energia solar e convertê-la em energia elétrica. Essa energia se conecta com o sistema da distribuidora de energia elétrica convencional e pode reduzir até 95% do consumo de energia da residência ou comércio.

Assim, o valor da conta de energia que mensalmente chega às casas, pode ser reduzido quase que em sua totalidade. Gerando uma economia bastante considerável, principalmente a longo prazo.

As diversas vantagens da captação de energia solar

 

Os benefícios de se utilizar a energia solar vão muito além do baixíssimo impacto ambiental no mundo. Sabemos o quão esse processo de captação de energia do sol é silencioso, abundante e que não agride o espaço no qual vivemos, contudo, a economia de dinheiro é um ponto muito importante que deve ser levado em consideração.

Esse tipo de energia pode refletir em uma redução de custos com energia elétrica de quase 100%. Sendo um investimento de grande potencial e rápido retorno, pois possui garantia de até 10 anos de pleno funcionamento, além de se ter um baixo custo de manutenção.

Quando os equipamentos são instalados de maneira correta, a sua vida útil pode se estender por mais de 30 anos. Para as empresas, a utilização de energia solar pode modificar positivamente a imagem da empresa, especialmente com a clientela que tem preocupação com o futuro do planeta.

Para saber mais sobre energia solar entre em contato conosco!

Equipe Solis Aquecedores