Como o aquecedor solar funciona em dias mais frios e nublados?

Como o aquecedor solar funciona em dias mais frios e nublados?

Uma das melhores coisas para se fazer em dias frios é tomar um banho quentinho e aconchegante e não há quem não adore a sensação térmica da ducha quando o clima lá fora está frio.

Contudo, com os avanços tecnológicos, hoje já é possível fazer o aquecimento da água de diversos ambientes como piscinas, chuveiros e pias através da radiação solar. Essa é uma das melhores opções por proporcionar muito conforto, não poluir o ambiente e ainda valorizar o imóvel onde está instalado.

Porém, uma dúvida paira no ar: como o aquecedor solar funciona em dias mais frios? Para esta e outras dúvidas, continue com a leitura e saiba muito mais sobre esse sistema ecologicamente correto, confira!

Dias nublados, frio e chuva. E agora?

 

Uma das perguntas mais comuns quando o assunto é aquecedor solar é se ele vai continuar funcionando mesmo quando o astro rei não estiver visível. Sobre isso, a resposta é sim! O aquecedor solar funciona mesmo em dias frios em que não há sol aparente pois é capaz de usar a radiação solar direta (céu limpo) e a radiação difusa (céu com muitas nuvens).

Em períodos de inverno há um número maior de nuvens no céu, e elas atrapalham a captação da radiação solar pelas placas coletoras, contudo, mesmo que essa captação não seja tão intensa como ocorre em dias quentes e sem nuvens, ela acontece e é capaz de contribuir com o aquecimento da água.

É por isso que os sistemas de aquecimento solar são projetados conforme demanda. Esse dimensionamento analisa não só a quantidade de banhos dos moradores da residência, mas também das condições climáticas da região.

Então, apesar de uma menor quantidade de energia chegar aos coletores, não há a interrupção total do aquecimento da água e você continua com água quente. Ou seja: o aquecedor solar em dias frios funciona.

Aquecimento auxiliar.

O aquecimento auxiliar, por sua vez, compensa a redução do aquecimento por meio da superfície coletora ou utiliza outros tipos de energia, como por exemplo, a energia elétrica ou a gás que vão aquecer a água se o sol não for suficiente.

Mesmo com o uso do chuveiro elétrico, por exemplo, a água não chega nele gelada ou fria, assim, o esforço e o gasto de energia elétrica é muito reduzido, pois a água chega pré-aquecida, havendo uma excelente economia na conta de energia elétrica.

Vale a pena investir no aquecedor solar em dias frios?

 

Como mencionamos acima, mesmo com uma sequência de dias nublados ou de chuvas intensas, o aquecimento solar ainda continua funcionando, minimizando os gastos com a distribuidora de energia elétrica.

Portanto, esse ainda é um investimento vantajoso, pois além de ser muito econômico, proporciona conforto e não agride o meio ambiente, pois o aquecimento solar utiliza o sol como energia, sendo ela uma fonte inesgotável, renovável e limpa.

Esse conteúdo foi interessante para você?

Se esse conteúdo foi esclarecedor, não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas e sanar essa que é uma das maiores dúvidas sobre o sistema de aquecimento solar em dias frios. Para orçamentos e demais esclarecimentos entre em contato conosco!

Equipe Solis Aquecedores